E vamos à 2ª questão do Vestibular UFRGS 2017! Questão difícil: cobrou informações diversas sobre a História Medieval e tentou pegar o aluno em pegadinhas clássicas... Vejamos:
( V ) Sim, as "invasões" não ocorreram apenas por meio de conflitos. Parte da ocupação do território do Império Romano se deu com migração de povos vizinhos às terras de Roma que, depois da Pax Romana, optou por não mais anexar territórios. Lembrando que os romanos chamavam de "bárbaros" todos aqueles povos que não fossem romanos. Poderia citar aqui os hunos, suevos, vândalos, alanos... Alguns desses povos que tentaram invadir o império, negociaram com as autoridades romanas para fixarem-se em pontos do território na condição de federados, aliados dos romanos que poderiam se fixar no território e defendê-lo de outros invasores.
( F ) Carlos Magno sempre fora um defensor da cristandade, não rompeu com a Igreja e não causou ruptura no reino franco. Ao contrário, em seu governo (771 a 814) expandiu as fronteiras do reino no que ficou conhecido como Império Carolíngio. A fragmentação de que fala a questão ocorreu após a morte de Luis, o Piedoso (filho de Carlos Magno). Após sua morte, seus três filhos lutaram pelo controle do império, luta essa só encerrada com o Tratado de Verdun (843), que determinava a divisão do império em três reinos.
( V ) Não há muito o que comentar sobre a terceira afirmação. O servo medieval não era um escravo, pois não era propriedade de seu senhor, mas estava numa situação bastante inferior a ele na sociedade. Enquanto o senhor feudal era proprietário das terras, o servo trabalhava para eles nos feudos. Como diz a frase, ele não era um escravo, mas também não era livre. Em outras palavras, ele não era um bem de seu senhor, mas estava "preso" a sua terra, na obediência e no trabalho ao seu senhor.
( F ) Pegadinha clássica. Ainda há muita gente presa a um famigerado conceito de Idade Média como época em que a Igreja impôs seu conhecimento em detrimento da filosofia greco-romana. Esse pensamento omite a Escolástica, que utilizava-se da leitura de textos filosóficos da Antiguidade associando-os ao estudo da Bíblia, ou seja, era uma tentativa de conciliar fé e razão. A Escolástica era aceita pela Igreja e fora um dos principais métodos de ensino nas universidades medievais (sim, haviam universidades na Idade Média!!!). Dois famosos pensadores dessa corrente foram depois considerados santos pela Igreja: Santo Agostinho (nascido no atual território da Argélia) e São Tomás de Aquino (nascido no atual território da Itália).
Desse modo, a resposta correta é a alternativa C.
Até a próxima postagem!
Muito bom o seu trabalho... Adorei! Obrigada
ResponderExcluir