E a UFRGS (felizmente!) surpreendeu com uma questão sobre história da África em um período pouco explorados em vestibulares anteriores: na história medieval. E, preparem-se, teremos mais questões de História da África nos próximos anos. Por que há 10 anos já é obrigatório o estudo de História da África na educação básica. Que bom! Chega de pensarmos que o continente africano sempre foi pobre e explorado. Isso ocorreu com o decorrer dos séculos. Mas as sociedades africanas durante o período medieval gozavam de uma rica e diversa cultura.
Mas, não vamos confundir: na África medieval não havia feudalismo. O feudalismo ocorreu em um período da história medieval com o enfraquecimento do poder real no centro da Europa. E só! Não podemos estender esse conceito para o resto do mundo nem para toda a Idade Média. Cair nesse erro vai te fazer cair em pegadinhas bobas da prova! Cuidado!
Vamos à questão nº 3 da prova:
A alternativa A é a correta. Como é possível ver o mapa, o império Songhai ficava às margens do Rio Níger e Gao era sua capital. No século XV, os songhais derrotaram o poderoso império do Mali com a liderança de Soni Ali, um soberano que declarava-se muçulmano mas que, na prática, seguia os cultos ancestrais africanos.
A alternativa B está errada pois na África equatorial (próximo à linha do Equador), tivemos importantes povos como o reino do Congo, às margens da bacia do Rio Congo. Lá haviam terras férteis, o que permitia o cultivo de coco, noz-de-cola, inhame, além da caça e da pesca. Esses cultivos permitiam trocas comerciais com povos da costa.
A alternativa C foi a favorita por aqueles alunos que acham que na África reinava o atraso tecnológico, como se os africanos fossem como os hominídeos pré-históricos. Não caia nessa! Os povos de origem Bantu que viviam no sul da África tinham organização política e, além da caça e da coleta, dominavam a agricultura e a metalurgia! Ou seja, sem essa de escasso desenvolvimento tecnológico! Alternativa errada!
A alternativa D está incorreta pois o Cristianismo difundiu-se pelo território africano bem antes das Cruzadas, ocorrendo principalmente antes do século V, quando as invasões bárbaras desestruturaram comunidades cristãs. E o Islamismo, presente na África desde o século VII, foi a religião que mais se expandiu pelo continente e muito influenciou as variadas culturas africanas. Alternativa beeeeeem errada!
A alternativa E está incorreta por um preciosismo, na minha opinião, desnecessário da banca. A colonização portuguesa em Moçambique, iniciada após a chegada de Vasco da Gama ao território ainda no século XV (e não no século XVI como diz a questão! - preciosismo extremo!), contribuiu bastante com as rotas comerciais entre a Europa e a Ásia, mas não podemos dizer que definiu o "início" dessas rotas! Ao ultrapassar o Cabo da Boa Esperança, essas rotas já passaram a ser estabelecidas, embora Moçambique tenha sido um importante entreposto nessa rota! Só isso torna a alternativa E incorreta.
Triste por ter passado por todo o Conteúdo da Idade Média sem aprender nada sobre a África. Ainda bem que me bateu uma curiosidade quando um professor de Atualidades explicou o motivo dos conflitos existentes hoje. Mas bora lá que ainda dá tempo. Obrigado pelo conteúdo
ResponderExcluirHá tempo, sim, Rafael! Mas aos poucos vamos trazendo esses estudos para um grande público. E a UFRGS, ao colocar esse tema no Vestibular, tenta forçar esses estudos... Valeu pelo comentário. Abraço
ExcluirÓtima postagem!! Muito Obrigada, me ajudou bastante...
ResponderExcluirEstou adorando o blog!!!
ResponderExcluir