Pular para o conteúdo principal

Correção do Vestibular UFRGS 2017 - Império ultramarino português

     E vamos à correção da questão nº 7 da Prova de História do Vestibular UFRGS 2017! Nesse ano, a UFRGS fez uma prova com um nível de exigência maior, cobrando do candidato informações mais precisas, detalhes e demonstrou o quanto quer um aluno cada vez mais qualificado na universidade. A questão nº 7 exigiu do aluno saber interpretar o que ele aprendeu na escola. Não trouxe uma questão só de "decoreba", mas exigiu atenção e interpretação.

     Eis a questão:
     Antes de mais nada, vamos ao básico. O que é Império nesse caso? Um extenso território geográfico não-contínuo (ou seja, esses territórios não estão todos "colados" um no outro, podendo estar distribuído por vários continentes) governado por um mesmo soberano. E o que seria ultramarino? Que se estende para além do mar. No caso português, avançava o Oceano Atlântico atingindo as terras brasileiras. Também avançava o Oceano Pacífico e o Mar Mediterrâneo chegando à possessões na Ásia. Importante ressaltar que, embora Portugal fosse o primeiro país europeu a se lançar nas grandes navegações "conquistando" diversos territórios, não considerava possuir um império, diferentemente dos britânicos, por exemplo.

     O primeiro território a ser conquistado pelos portugueses foi a cidade islâmica de Ceuta, no norte da África, em 1415.

     Vamos à questão:

( F ) Não podemos dizer que o território imperial português era homogêneo. Isso porque, devido a grande distâncias entre as colônias e a metrópole (Lisboa), havia grande autonomia nas províncias. Além do governo português ter sido relativamente fraco ao longo dos séculos XV e XVIII (lembremos que não houve Absolutismo em Portugal, então o poder nunca esteve concentrado nas mãos de um rei forte e com poderes absolutos), a distância entre as províncias dificultava o poder de fato do rei. Imagina: você é um capitão-donatário no Brasil do século XVI  e recebeu do rei uma das capitanias hereditárias. Por mais que posses fiel ao rei, na hora de tomar uma decisão imediata, por exemplo, se entrava em conflito com as tribos indígenas ou se fugia, tinhas autonomia para decidir. Até porque era característica do governo português distribuir as terras conquistadas sem dar um real suporte para a conquista delas, o que aumentava a autonomia e o poder das elites locais. Lembremos que, no Brasil, o Marquês de Pombal tentou fortalecer a presença da metrópole na colônia, mas não foi tarefa fácil num território já com quase plena autonomia política e econômica, com as elites locais tomando sozinha boa parte das decisões.
Resultado de imagem para capitanias

( F ) Aqui o aluno tinha que pensar e pensar e pensar um pouco antes de responder com convicção, mas isso não é possível num curto tempo de prova! Então, lembra assim, uma tradição medieval de governo é a distribuição de terras a nobres aliados que mantivessem sua fidelidade ao rei. E isso Portugal fez aos montes, como nas capitanias hereditárias, por exemplo. Então, o Império Português não rompeu com tradições medievais tentando aliá-las a medidas mais modernas.

( V ) Sim, o Império Português só se manteve graças ao comércio atlântico que permitia, por exemplo, a captura de escravos na costa da África e sua venda a preços elevados na América onde tais escravos trabalhariam como força de trabalho forçada nas plantações e engenhos de cana-de-açúcar ou na mineração ou na extração de pau-brasil que seriam levados a Portugal e revendidos ao restante da Europa. Aí se foram boa parte de nossas riquezas! Assim Portugal manteve-se economicamente por séculos.

Resultado de imagem para padroado régio( V ) Sim, o padroado régio foi uma aliança entre a Coroa portuguesa e a Igreja Católica na qual membros da Igreja ocupavam posições de destaque na administração metropolitano (podendo assim regular a questão dos costumes)  enquanto a Igreja autorizava o rei a nomear bispos nas colônias. Ou seja, a Igreja tinha poderes sobre o reino e reino tinha poderes sobre a Igreja. Além disso, bulas e encíclicas papais só teriam validade no Império português se fossem aprovadas pelo rei. E a afirmação está correta pois a Igreja Católica foi um fator que unificou todo o império tão pouco homogêneo política e economicamente. Cada colônia tinha sua administração, suas explorações econômicas próprias, o uso da escravidão ou não, mas todas tinham a mesma religião, ou seja, a Igreja cumpria o papel de unificadora do extenso território além-mar.

     Assim, a resposta correta é a letra E: F - F - V -V.

     Até a próxima!

Comentários

Postar um comentário

Comente a vontade... e com respeito, claro!

Postagens mais visitadas deste blog

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

     Antes de falar propriamente do conflito, vamos recordar que o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata não sobreviveu como unidade política ao fim do colonialismo espanhol. Com as independências americanas, nasceram, naquele espaço territorial após longos conflitos, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai.  Independências latino-americanas      A República Argentina surgiu depois de muitos vaivéns e guerras em  que se opunham os unitários e os federalistas. Os unitários defendiam um modelo de Estado centralizado, sob o comando da capital do antigo vice-reinado, Buenos Aires. Seus principais defensores eram os comerciantes da capital que, assim, poderiam assegurar o controle do comércio exterior argentino e apropriar-se das rendas provenientes dos impostos alfandegários sobre as importações. Já os federalistas  reuniam as elites regionais, os grandes proprietários, pequenos industriais e comerciantes mais voltados para o mercado interno. Defendiam o Estado descentrali

História do Rio Grande do Sul - Os Sete Povos das Missões

     Instrumento importante da Igreja na Contra-Reforma, a Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, em 1534 (oficializada pelo Papa Paulo III em 1540), com o objetivo de "recatolizar" as regiões convertidas ao protestantismo. Sua atuação na América foi marcante, mas estiveram, também, na Índia, China e Japão durante essa época. Na América Portuguesa, a atuação dos jesuítas iniciou-se em 1549 em Salvador - na América Espanhola iniciou em 1610.      Nem sempre os jesuítas eram eficazes em sua conversão dos nativos. Após uma conversão inicial, marcada pelo batismo, muitos guaranis retornavam às suas práticas indígenas não sendo fieis às práticas e costumes cristãos. As reduções, no entanto, serviram à Coroa portuguesa, pois o "adestramento" dos nativos facilitava o acesso de mão-de-obra barata e abundante aos paulistas que tinham grande dificuldade de fazer cativos indígenas. Como eram hábeis agricultores, os tupi-guaranis eram "de grande valor&qu