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Correção do Vestibular UFRGS 2017 - Guerra do Peloponeso

Retomando as atividades, vamos começar a correção da Prova do Vestibular da UFRGS 2017. Uma prova bem elaborada, difícil, com questões inesperadas - fora do padrão das provas anteriores, mas dentro do que se espera de uma prova!

A 1ª questão veio dentro do esperado: uma questão de História Antiga Ocidental. No caso, foi uma questão sobre a Guerra do Peloponeso. Eis a questão:

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Vamos relembrar que a Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta ocorrido entre 431 e 404 a.C. Atenas estava a frente da Liga de Delos, uma aliança para favorecer economicamente seus envolvidos e buscar defesa contra ameaças externas. As pólis (cidades-Estado) não envolvidas na Liga de Delos (criada mais de 40 anos antes) uniram-se com Esparta na Liga do Peloponeso. A guerra expôs o quanto as pólis gregas eram desunidas. Com a ajuda dos persas, os espartanos venceram a guerra e tornaram-se a pólis hegemônica, a mais importante, nas décadas seguintes.


A questão da UFRGS trouxe um trecho do historiador Tucídides, testemunha e participante da guerra, falando sobre as práticas funerárias atenienses.

Se o aluno não soubesse nada sobre a Grécia e a Guerra do Peloponeso, só lendo o texto já podia eliminar as alternativas C e E. O texto diz que só foram sepultados no local de batalha os mortos na Batalha de Maratona (490 a. C.), durante as Guerras Médicas (gregos x persas). Os mortos na Guerra do Peloponeso, segundo o texto da questão, eram sepultados na mais bela avenida de Atenas, pois eram considerados heróis. Assim, descarta-se a resposta C. Na cerimônia fúnebre, um cidadão destacado de Atenas era convocado para discursar. E não era no improviso! O texto diz que ele era escolhido "por distinguir-se intelectualmente e gozar de alta estima". Nada de improviso! Nada de caráter secundário! Uma pólis onde a política, a retórica e a filosofia tem papel central como em Atenas, não deixaria um discurso em segundo plano. Então, descarte a E!
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Os ritos funerais não tinham apenas um caráter religioso. Havia também, nesse caso, um sentido cívico e político. Então, não poder ser alternativa A!


A alternativa B trata dos metecos, os estrangeiros, ou seja, aqueles que não eram filhos de pai e mãe ateniense e, por isso, não eram considerados cidadãos. Ou seja, não tinham os mesmos direitos dos cidadãos atenienses. Embora eles participassem do funeral, não podiam, por exemplo, votar e falar nas assembleias. Então, alternativa errada.

A alternativa correta é a letra D: a cena ocorreu na democracia ateniense e mostra o valor dado aos cidadãos mais eloquentes da cidade que podem discursar durante o funeral de combatentes mortos, um momento de destaque para um povo.

Uma questão de nível médio. Sabendo o básico sobre Grécia e lendo com atenção o texto, a resposta certa chega por eliminação.

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