Antes de corrigir a questão, vamos dar uma relembrada sobre essa diferenciação que a imagem acima mostra. A Inglaterra é um país que faz parte de uma ilha da Europa, a Grã-Bretanha, que é formada, também, pela Escócia e pelo País de Gales. Já o Reino Unido é um agrupamento político que congrega os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. As relações entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte com o Reino Unido são semelhantes às que definem os governos federalistas: há um poder soberano central e autonomia relativa nas unidades constituintes. Já a Escócia tem um autogoverno limitado, submetido ao Parlamento britânico.
O Império Britânico foi a maior extensão de terras descontínuas do mundo governados ou administrados pelo Reino Unido. Por mais de um século, foi a principal potência mundial. Em 1920, dominava um quarto da população do mundo (458 milhões de pessoas)!!! Ah, e tinha 24% da área total do planeta!!! Por isso se dizia que "o sol nunca se põe no Império Britânico" devido a sua extensão do redor do planeta, assim em alguma parte de seus numerosos territórios o sol estava brilhando.
Vamos à questão nº 8 da Prova de História do Vestibular UFRGS 2017:
I - FALSA. Aqui a banca quis levar o candidato a confundir Austrália com EUA. Quem se tornou independente em 1776 após uma longa guerra foram os Estados Unidos da América do Norte. Por causa da independência das Treze Colônias, o Império Britânico buscou o controle da Austrália e da Nova Zelândia. A Austrália, citada na questão, foi conquistada pela Inglaterra no século XVIII e tornou-se independente em 1901. A questão tentou te enrolar, misturando informações. Fique atento!
II - CORRETO! Nesse período, auge do imperialismo europeu no mundo até então, a Inglaterra dominava territórios em todos os continentes e, como citado acima, tinha 458 milhões de pessoas sob seu domínio, como mostra a imagem abaixo.
III - CORRETA! Sim, muitos territórios pertencentes ao Império Britânico eram considerados autogovernos, ou seja, tinham certa autonomia, mesmo sob domínio britânico. Era o que chamavam de protetorados ou territórios administrados. E, sim, embora muitas colônias tenham adquirido sua independência durante o século XX, a maior parte das independências ocorreu após a Segunda Grande Guerra. Podemos citar os casos da Índia e do Paquistão, independentes em 1947, Nigéria (1960) e Uganda (1962).
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!