A "Paz de Augsburgo" foi um tratado assinado por Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico dando a possibilidade a cada líder de cada estado do império de escolher sua religião (católico ou protestante), ficando seus súditos obrigados a aceitar a escolha de seu príncipe. Assim, o tratado trouxe um período de, pelo menos, 50 anos de paz na guerra religiosa no Sacro Império e reforçou o caráter de submissão do povo às vontades de seu soberano. Com esse resumo simples já dá para acertar a questão. Beleza! Mas, e se você nunca tivesse escutado ou lido sobre a "Paz de Augsburgo"? Fazer o que na hora da prova. Costumo dizer que Vestibular/ENEM não envolvem só conhecimento. Envolvem MUITA interpretação de texto e uma boa dose de astúcia. E essa questão podia ser resolvida na base da astúcia. Dá uma olhada na questão nº 5 da prova de História do Vestibular UFRGS 2017:
A banca colocou na questão um resumo sobre o que foi a Paz de Augsburgo. Só lendo isso, já podemos ir eliminando alternativas.
LETRA A: Se o tratado era de paz religiosa, ele iria expulsão todos o luteranos e calvinistas do Sacro Império? Não, né! Paz a la Trump?! Não. Alternativa eliminada.
LETRA D: Se queres paz, vais colocar num tratado incorporação de territórios? Mexeu com terra é só tiro, porrada e bomba! Não pode ser essa a resposta.
LETRA E: Se é um tratado de paz entre católicos e protestantes, vai proibir um deles de professar sua fé? Não, né!
Então, sobraram B e C. Mais chances de, pelo menos, chutar na certa!
A letra B está errada porque Carlos V não foi um monarca absolutista e era católico. Aliás, ele foi contra a "Paz de Augsburgo" quando se discutiu as cláusulas do tratado. Ele só assinou pois queria estabelecer a paz religiosa em seu império, mas não era muito favorável aos protestantes. A "Paz de Augsburgo", no fundo, reconheceu que o Sacro Império, que sempre fora um império católico, agora era um império católico e luterano!
A alternativa correta é a letra C, pois o princípio em latim citado na questão (sacanagem!) quer dizer, "de acordo com sua região, sua religião". Ou seja, se moras num território luterano (de um príncipe luterano), luterano és! Se moras num território católico (de um príncipe católico), católico és!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!