E vamos à correção de mais uma questão difícil do Vestibular UFRGS 2017! A banca não aliviou nessa questão, que cobrou detalhes, informações bem pontuais, muitas vezes ignoradas no Ensino Médio e nos cursinhos.
Vamos à correção da questão nº 4 de História do Vestibular UFRGS 2017:
I - Incorreta! A conquista de territórios na África pelos franceses iniciou-se no século XVI com a criação de entrepostos em Senegal, no ano de 1624. E nem colonizaram o território. O objetivo francês era adquirir escravos para suas colônias no Caribe. Quanto a continuação da afirmação, a "completa pacificação dos conflitos religiosos no país" não ocorreu. Cuidado com termos muito abrangentes: sempre, nunca, apenas, completa... São termos que, em se tratando de História, ficam fortes demais! Lembremos que, após a Reforma Protestante, a França foi palco de um terrível conflito entre católicos e huguenotes (os protestantes franceses). Em 24 de agosto de 1572, no ataque que ficou conhecido como Noite de São Bartolomeu, três mil huguenotes foram assassinados num acontecimento engendrado por Catarina de Médicis, a mãe do rei Carlos IX. Bom, a treta religiosa não parou por aí! O rei seguinte, Henrique III, outro filho de Catarina, foi assassinado por um católico fanático, em 1589. Na sequência, assumiu o trono Henrique IV que, tentando acabar com os conflitos religiosos assinou o Edito de Nantes (1598). Ué, então, houve completa pacificação dos conflitos religiosos? SQN!!! O Edito tornava o catolicismo a religião oficial da França, mas concedia liberdade de culto aos protestantes. Mesmo assim, os conflitos religiosos continuaram. Como exemplo, cito a perseguição de huguenotes feita por Luís XIV (o rei Sol) com o Edito de Fontainebleau (1685). Nessa nova lei, a liberdade de culto aos protestantes estava proibida: igrejas foram destruídas, escolas protestantes foram fechadas e huguenotes foram perseguidos. Então, os conflitos religiosos continuaram. Afirmação falsa!
Noite de São Bartolomeu |
II - Correta! Olha, a banca foi muito sacana nessa questão. Enfim, toda a História Moderna Ocidental acompanhou uma querela (briga) intelectual entre aqueles que defendiam que a Antiguidade clássica era mais importante e os que achavam que a modernidade e o conhecimento descoberto por ela era muuuuito mais superior! Enfim, você pode nunca ter ouvido falar em "Batalha dos Livros" e por isso ter ficado na dúvida de estava certo ou não. Enfim, só com a certeza de que as afirmações I e III estavam errados para confirmar a II. Por isso, a banca foi bem sacana! Enfim, essa afirmação está correta.
Felipe II |
III - Incorreta! Vamos, lá, Felipe II de Espanha (na época, separada em Castela e Aragão) governou, também Portugal, Flórida (na América) e Filipinas (na Ásia) - ou seja, o cara governava toda a Península Ibérica e tinha territórios em duas pontas do mundo! Até aí, tudo certo na afirmação. Mas "ampla liberdade de consciência"? Não. Não mesmo! Felipe II tentou conter o avanço do protestantismo em seu reino, acentuando a atuação do Tribunal do Santo Ofício com perseguição religiosa a judeus e protestantes. Ou seja, o oposto do que afirma a frase III.
Assim, a resposta correta é a letra B!
Até a próxima!
muito obrigada pela ajuda!!!!
ResponderExcluirAmei!!!!!
ResponderExcluir