Antes de uma cidade ser fundada, na origem estabelece-se um núcleo inicial de povoamento que evolui para a formação de uma vila e, posteriormente, um ato oficial eleva a vila ou freguesia à categoria de cidade. Mas nem todos os núcleos iniciais de povoamento se tornam vilas e, igualmente, nem todas as vilas se tornam cidades.
A vila de Rio Grande estava estrategicamente localizada no canal de entrada da Lagoa dos Patos, cujo controle dava acesso ao interior do Continente - o que facilitava a questão comercial da vila. Além disso, sua localização era estratégica na rota Sacramento-Laguna. Ou seja, era imperioso estabelecer ali um núcleo de povoamento para exercer o domínio territorial. O empreendimento inicial foi realizado, em grande parte, por particulares. Portugal, oficialmente, envia o Brigadeiro Silva Paes para criar uma colônia de povoamento em 1737. Na cidade, Portugal autorizou a construção de uma fortaleza militar. E, em 1751, a povoação é elevada à Vila com a instalação da Câmara e outras instituições.
A população da Vila de Rio Grande era formada, principalmente, por militares (que serviam no Forte e presídio), índios aldeados enviados de São Paulo, tapes (guaranis) missioneiros, tropeiros e peões espanhóis, civis vindos da Colônia de Sacramento e cidadãos vindos do Rio de Janeiro.
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!