Pular para o conteúdo principal

A economia do Rio Grande do Sul colonial (séculos XVIII e XIX)

     A produção de trigo e a atividade pecuária inseriram economicamente o Rio Grande do Sul no mercado interno brasileiro, com estímulo da própria Coroa que visava integrar definitivamente a região no império ultramarino português.

     A triticultura foi  atividade econômica que provocou o enriquecimento e a ascensão social de alguns açorianos (auge entre 1787 e 1813), inclusive com acesso à mão-de-obra africana. Embora já houvesse incentivo da Coroa para a produção de trigo em terras brasileiras, foi somente no solo gaúcho que a cultura encontrou solo apropriado e foi após 1781 que os brancos ocupantes da região tiveram interesse em investir na plantação. Na época, o litoral era a área de maior produção com 41% da área cultivada e 45% da safra. Se, em 1781, a colheita foi de 1.455 toneladas, em 1816 atingiu 10.800 toneladas de trigo. A maior parte desse trigo ia para o Rio de Janeiro. Há, inclusive, um registro de exportação do trigo para a Metrópole.

     Vários fatores contribuíram para a crise da triticultura no início do século XIX: a concorrência do trigo estadunidense, o recrutamento de agricultores para as tropas e serviço militar, a inexistência de armazéns e a ferrugem, uma praga que rapidamente dizimou trigais. Em 1823, não se plantava mais trigo no Rio Grande do Sul, produção essa já retomada no século XX.

     A pecuária caracterizou-se, inicialmente, pela preia do gado selvagem. Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, o Rio Grande do Sul inseriu-se na economia colonial como fornecedor de gado bovino, cavalar e muar para Minas. A importância do gado sulino fez com que os tropeiros (paulistas e lagunistas) viessem buscar o gado em pé para levá-lo às Minas. A fase áurea da pecuária sulina foi entre 1690 e 1730. Após essa fase, teve início o processo de formação das estâncias, nas sesmarias concedidas pela Coroa. Enquanto isso, os portugueses da Colônia continuaram caçando o gado da Banda Oriental para a extração do couro. Vale assinalar as diferenças entre o Sul e o centro do país nessa época: por aqui, vida tipicamente rural, sociedade militarizada, economia dependente e complementar à do centro e voltada a um mercado interno em formação.

Imagem de uma charqueada
     A segunda fase da pecuária gaúcha deu destaque ao charque. A primeira charqueada comercial, voltada para a exportação, foi montada por José Pinto Martins às margens do arroio Pelotas, em terreno cedido pelo governo. O que estimulou a produção de charque no Sul foram a situação de paz decorrente do Tratado de Santo Ildefonso (1777), as secas no Nordeste e o aumento populacional do centro e nordeste do brasil. O charque produzido no Rio Grande do Sul tinha como principais destinos o Rio de Janeiro, a Bahia e Pernambuco. Para se ter uma ideia da importância da pecuária para a economia gaúcha, entre 1790 e 1815, o setor respondia por 70% das exportações da capitania - os 30% restantes correspondiam a outros gêneros alimentícios como trigo e queijos. 

     O charque gaúcho, com baixo preço e pouco lucro, passou a sofrer com a concorrência do charque nordestino e platino. Foram duas fases:
  • 1780 a 1810: supremacia do charque platino - maior tecnologia, facilidade de obtenção e de transporte;
  • 1810 a 1828: supremacia do charque gaúcho - período do crise política do Prata duplicou a produção gaúcha.
     Como consequência da produção do charque, tivemos a valorização do rebanho bovino e o aumento do número de escravos africanos (e, logo, o crescimento da dependência em relação aos traficantes de escravos).


      O charqueador era um comerciante que necessitava de um capital maior que o de um estancieiro pois precisava investir em escravos e em insumos como o sal. no mercado regional, os lucros maiores eram dos charqueadores, em prejuízo dos criadores de gado. Pelotas foi o grande centro charqueador gaúcho por sua localização estratégica, próxima ao porto de Rio Grande. 

     A produção de charque, no entanto, tinha diversas limitações: a inexistência de cercamento dos campos (facilitando o contrabando), a falta de uma política protecionista, a dificuldade de escoamento pelo porto de Rio Grande e forte concorrência do charque platino que dispunha de ferrovias para escoar o produto e tinha seus campos cercados.

     No Planalto gaúcho (Cruz Alta, Passo Fundo...) foi muito forte a produção e o comércio de mulas (cruza de cavalo/égua com jumento/jumenta), um animal extremamente valorizado em meados do século XIX, destinado à feira de Sorocaba, em São paulo. Ainda havia a atividade extrativista na exploração dos ervais. A produção de erva-mate, principalmente de Cruz Alta, abastecia o mercado interno regional e a região do Prata. Era uma produção de baixo custo mas, também, de baixa qualidade.

    No final dessa postagem, quero agradecer aos mais de 80.000 acessos ao blog. É uma grande recompensa... Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

     Antes de falar propriamente do conflito, vamos recordar que o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata não sobreviveu como unidade política ao fim do colonialismo espanhol. Com as independências americanas, nasceram, naquele espaço territorial após longos conflitos, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai.  Independências latino-americanas      A República Argentina surgiu depois de muitos vaivéns e guerras em  que se opunham os unitários e os federalistas. Os unitários defendiam um modelo de Estado centralizado, sob o comando da capital do antigo vice-reinado, Buenos Aires. Seus principais defensores eram os comerciantes da capital que, assim, poderiam assegurar o controle do comércio exterior argentino e apropriar-se das rendas provenientes dos impostos alfandegários sobre as importações. Já os federalistas  reuniam as elites regionais, os grandes proprietários, pequenos industriais e comerciantes mais voltados para o mercado interno. Defendiam o Estado descentrali

História do Rio Grande do Sul - Os Sete Povos das Missões

     Instrumento importante da Igreja na Contra-Reforma, a Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, em 1534 (oficializada pelo Papa Paulo III em 1540), com o objetivo de "recatolizar" as regiões convertidas ao protestantismo. Sua atuação na América foi marcante, mas estiveram, também, na Índia, China e Japão durante essa época. Na América Portuguesa, a atuação dos jesuítas iniciou-se em 1549 em Salvador - na América Espanhola iniciou em 1610.      Nem sempre os jesuítas eram eficazes em sua conversão dos nativos. Após uma conversão inicial, marcada pelo batismo, muitos guaranis retornavam às suas práticas indígenas não sendo fieis às práticas e costumes cristãos. As reduções, no entanto, serviram à Coroa portuguesa, pois o "adestramento" dos nativos facilitava o acesso de mão-de-obra barata e abundante aos paulistas que tinham grande dificuldade de fazer cativos indígenas. Como eram hábeis agricultores, os tupi-guaranis eram "de grande valor&qu