Pular para o conteúdo principal

História do Rio Grande do Sul - Fronteiras em movimento

     Quem curte estudar com a ajuda de mapas - um método muito bom! - já deve ter catado mapas do Rio Grande do Sul nos séculos XVII, XVIII... Bem, vamos recordar que ainda não existia o Rio Grande do Sul propriamente dito. Se formos um pouco mais longe, nessa época nem mesmo Estados nacionais ainda eram unificados e territorialmente definidos. A Itália, por exemplo, só virou a Itália que conhecemos em 1870. E a Alemanha, em 1871. A unificação territorial visa garantir a existência jurídica de um Estado que, a partir daí passa a ser gerido econômica, social e politicamente de modo autônomo ao de seus vizinhos e integrado dentro de suas fronteiras. Todavia, isso não se aplica para o Rio Grande do Sul no período colonial brasileiro. O mais correto seria pensarmos o espaço fronteiriço como uma fronteira em movimento, com intensa circulação de homens e de mercadorias, em um contexto demográfico bastante heterogêneo e numa conjuntura de instabilidade política.



     A presença de espanhóis e de hispano-americanos era frequente nos territórios da Banda Oriental. Na freguesia de Viamão, por exemplo, cerca de 10% dos batizados entre 1747 e 1759 eram de origem hispânica. Esses, inclusive, podiam ocupar cargos nas Câmaras e atuar comercialmente no território. Sua principal atividade estava associada à pecuária como fornecedores de mão-de-obra especializada, tropeiros ou carreteiros. Alguns ascenderam socialmente chegando a se tornarem estancieiros. Assim, a região era, na época, um espaço de convivência e articulação entre zonas produtoras e mercados consumidores, integrando as esferas hispânicas e lusitanas na América Meridional. Mas, se aqui o clima era, relativamente, amigável entre portugueses e espanhóis, não podemos dizer o mesmo das Coroas Portuguesa e Espanhola. Desde o final do século XV, uma série de tratados foram assinados. Vamos a eles.

1494 - Tratado de Tordesilhas


     Por esse Tratado, o atual território do Rio Grande do Sul pertencia aos espanhóis.

     Em 1580, devido a crise sucessória após a morte de Dom Sebastião (1578), o rei da Espanha, Felipe II, assumiu a Coroa portuguesa. Durante o período em que ocorreu a União Ibérica (1580-1640) - ou seja, quando Portugal e Espanha estavam sob uma única coroa -, os portugueses instalaram-se em Buenos Aires com o interesse de captar, por contrabando, parte da produção de Prata advinda de Potosi.

     Em 1640, os Bragança conquistaram a independência de Portugal. Os portugueses foram expulsos de Buenos Aires e exigiam da Coroa a criação de uma nova colônia no Prata que só veio a ocorrer em 1680, pois a Coroa portuguesa estava às voltas na Europa com a guerra pelo reconhecimento da autonomia lusitana e, no Nordeste, com a invasão holandesa. Em 1680, ocorreu a 1ª fundação da Colônia de Sacramento, estrategicamente situada na frente de Buenos Aires. Usando a Colônia como "moeda de troca", os portugueses acabaram por conseguir expulsar  os jesuítas espanhóis e expandir rumo ao oeste. No mesmo ano, portugueses e índios guaranis missioneiros (chefiados pelos jesuítas) brigaram pela posse da Colônia que, em 1681, foi garantida pelos portugueses. Com base na triticultura e no comércio de couro, a povoação começou a ter um desenvolvimento considerável. 


     Em 1704, os espanhóis expulsaram os portugueses da Colônia de Sacramento. Mas, em 1716, após a assinatura do Tratado de Utrecht, a cidadela era devolvida aos portugueses e ocorria sua 2ª fundação. Foi um período de grande esplendor econômico e social para a Colônia de Sacramento: haviam 1.440 habitantes sendo 400 militares, 400 mulheres, 300 escravos e mais os moradores que, em sua maioria, desempenhavam funções de lavradores, mercadores e artesãos. O sucesso da Colônia de Sacramento levou os espanhóis a fundarem a cidade de Montevidéu em 1726, visando conter a expansão lusitana. O mapa ao lado é recente, não é do século XVIII, mas mostra a localização de Montevidéu no Rio da Prata pertinho da Colônia de Sacramento. Do outro lado do rio, está Buenos Aires. 

     Após a fundação de Montevidéu, a situação foi ficando mais tensa para os portugueses presentes na região. Em meados da década de 1730, a Colônia de Sacramento já havia dobrado sua população e se sustentava pelo comércio e a agricultura. Em 1750, a assinatura do Tratado de Madri redefiniu as terras pertencentes a Portugal e Espanha. Com a nova demarcação, a Colônia de Sacramento passou para o domínio dos espanhóis e os Sete Povos das Missões passou às mãos dos portugueses.

     O Tratado de Madri, no entanto, não agradou nem aos portugueses de Sacramento nem aos espanhóis dos Sete Povos que tiveram de engolir o troca-troca imposto pelas Coroas. Os portugueses estavam muito contentes com o sucesso da Colônia de Sacramento e o mesmo pode-se dizer dos espanhóis com as reduções jesuíticas. A insatisfação de ambos deu origem à Guerra Guaranítica, o que fracassou a desocupação da região. Para conter os conflitos, o Tratado de El Pardo (1761) foi assinado para anular o Tratado de Madri. Mas os conflitos não se resolveram. Em outubro de 1762, tropas espanholas saídas de Buenos Aires invadiram a Colônia de Sacramento e, após mais de vinte dias de batalha, os portugueses da Colônia renderam-se e Sacramento é ocupada pelas forças espanholas. No ano seguinte, os espanhóis querendo invadir geral tomaram a vila do Rio Grande, saqueando a cidade. Por causa da invasão de Rio Grande, a capital (e todo seu aparato burocrático) foi transferido para Viamão e quase 80% da população fugiu da cidade.

     Para conter as hostilidades, foi assinado, em fevereiro de 1763, o Tratado de Paz de Paris no qual a Colônia de Sacramento era devolvida aos portugueses, enquanto os espanhóis continuavam dominando os dois lados do canal de acesso à Lagoa dos Patos - incluindo a vila de Rio Grande. E isso colocou fim aos conflitos? Claro que não. Sacramento, Rio Grande e os Sete Povos eram cidadelas muito promissoras, já bem estruturadas, organizadas e em ótima fase. Portugal e Espanha se engalfinharam por causa delas por muito tempo ainda.
     A situação só ficou, relativamente definida com o Tratado de Santo Ildefonso (1777) quando a Colônia de Sacramento foi entregue à Espanha. Os portugueses tiveram de se contentar com Rio Grande. A região missioneira continuou espanhola mas, nessa época, já não era mais administrada pelos jesuítas mas por civis. Em 1801, os territórios missioneiros foram incorporados ao espaço luso-brasileiro. Mas, sobre os Sete Povos falarei na próxima postagem. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

     Antes de falar propriamente do conflito, vamos recordar que o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata não sobreviveu como unidade política ao fim do colonialismo espanhol. Com as independências americanas, nasceram, naquele espaço territorial após longos conflitos, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai.  Independências latino-americanas      A República Argentina surgiu depois de muitos vaivéns e guerras em  que se opunham os unitários e os federalistas. Os unitários defendiam um modelo de Estado centralizado, sob o comando da capital do antigo vice-reinado, Buenos Aires. Seus principais defensores eram os comerciantes da capital que, assim, poderiam assegurar o controle do comércio exterior argentino e apropriar-se das rendas provenientes dos impostos alfandegários sobre as importações. Já os federalistas  reuniam as elites regionais, os grandes proprietários, pequenos industriais e comerciantes mais voltados para o mercado interno. Defendiam o Estado descentrali

História do Rio Grande do Sul - Os Sete Povos das Missões

     Instrumento importante da Igreja na Contra-Reforma, a Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, em 1534 (oficializada pelo Papa Paulo III em 1540), com o objetivo de "recatolizar" as regiões convertidas ao protestantismo. Sua atuação na América foi marcante, mas estiveram, também, na Índia, China e Japão durante essa época. Na América Portuguesa, a atuação dos jesuítas iniciou-se em 1549 em Salvador - na América Espanhola iniciou em 1610.      Nem sempre os jesuítas eram eficazes em sua conversão dos nativos. Após uma conversão inicial, marcada pelo batismo, muitos guaranis retornavam às suas práticas indígenas não sendo fieis às práticas e costumes cristãos. As reduções, no entanto, serviram à Coroa portuguesa, pois o "adestramento" dos nativos facilitava o acesso de mão-de-obra barata e abundante aos paulistas que tinham grande dificuldade de fazer cativos indígenas. Como eram hábeis agricultores, os tupi-guaranis eram "de grande valor&qu