Há exatos 10 anos, todos nós fomos "testemunhas da história" e vimos, diante de nossos olhos, imagens que mudariam os rumos da História. Para muitos historiadores, a história do século XXI começou no momento em que o primeiro avião atingiu uma das Torres Gêmeas do World Trade Center, na manhã de 11 de setembro de 2001.
Sem dúvida alguma foi um evento marcante e, com o tema sendo tão explorado pela mídia nesses dias, vale a pena lembrar alguns dados mais relevantes - para isso, é essencial olhar as duas postagens anteriores.
Vale lembrar que os EUA já haviam participado da 1ª e da 2ª Guerra Mundiais e da Guerra Fria, além de outros conflitos menores mas nunca sentiu-se ameaçada dentro de seu próprio território. Alguém pode se perguntar: mas o ataque japonês a Pearl Harbor foi um ataque aos EUA! E foi, mas não atingiu a área continental da superpotência, pois Pearl Harbor era uma base estadunidense que ficava na ilha de Oahu, no Havaí - fora, portanto, da "zona de conforto" dos EUA.
O ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, foi um ataque simbólica ao centro do poder econômico norte-americano. Além disso, além dos dois aviões que atingiram as torres outros dois aviões foram usados no ataque: um que teria atingido o Pentágono (símbolo máximo do poder militar estadunidense) e o outro, que acabou caindo na Pensilvânia, teria como destino a Casa Branca (sede do poder político). Nesse sentido, o atentado seria um ataque a todo o poder que os EUA representam.
Até hoje ainda não há consenso sobre a hipótese de que o atentado foi mesmo um ataque; muitos ainda duvidam e pensam na possibilidade de um golpe ou auto-ataque para justificar ações posteriores mas, a atual versão oficial é a que segue valendo. Osama Bin Laden teria assumido a autoria dos ataques com seu grupo, a Al-Qaeda, um grupo de fundamentalistas islâmicos. Logo após o ataque, George Bush e seus porta-vozes classificaram os atentados como "um ataque à democracia e ao mundo livre", discurso típico da superpotência.
Sobre os desdobramentos desse fato comentarei em outras postagens, pois gerou várias guerras, milhares de mortes e destruição extremamente maior que aquela que atingiu as três mil vítimas das Torres Gêmeas, mas isso fica para a próxima.
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!