Pular para o conteúdo principal

11 de Setembro - os antecedentes

A partir de hoje, comentarei sobre o evento que, segundo os historiadores, deu início ao século XXI: o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.
Para entendermos o fato, precisamos voltar no tempo algumas décadas para entender a relação estreita entre Osama Bin Laden e os EUA durante a Guerra Fria. Tema importantíssimo do século XX, a Guerra Fria marcou o período de embates entre as duas grandes potências da época: os EUA de um lado com o sistema capitalista e, do outro, a URSS com o sistema socialista. Os conflitos entre as potências nunca se deram de forma direta, mas por meio de diversos embates ocorridos em diversos países onde os dois sistemas digladiavam. O Afeganistão foi um desses países. Em 1979, um golpe militar havia levado ao poder grupos ligados à União Soviética no Afeganistão. O governo de Jimmy Carter queria reinstalar no país um governo aliado ao Ocidente e, para isso, passou a investir em grupos islâmicos que pudessem travar uma Guerra Santa contra o ateísmo soviético. Funcionou mais ou menos assim, na lógica estadunidense: a gente financia grupos islâmicos mais fundamentalistas que estejam dispostos a lutar, a qualquer preço, para manter a hegemonia da religião no território, derrotando qualquer tentativa de instauração de um governo ateu; os EUA vão tratar o conflito como uma Guerra Santa e se dirão isentos no conflito - como sempre fizeram. Assim, surge com força, em 1983, a Aliança Islâmica do Mujahedin Afegão (IAAM). O grupo defende a consolidação do poder de Zia ul-Haq no Paquistão e do reforço do governo pró-EUA na Arábia Saudita. E a IAAM foi crescendo rapidamente: recebeu doação de U$ 20 bilhões dos príncipes sauditas e mais U$ 20 bilhões da CIA (braço militar dos EUA). Essa fortuna permitiu recrutar e formar guerrilheiros fanáticos e fortemente armados. Com todo esse poderio, o grupo conseguiu derrotar as forças soviéticas no território.
Foi nesse contexto que surgiu a figura de Osama Bin Laden. Saudita, herdeiro milionário de uma família de empresários do ramo da construção, ele ficou fascinado pela Guerra Santa patrocinada pelos EUA. Levou com ele 4 mil sauditas para a jihad no Afeganistão. Tornou-se um dos líderes do grupo que, anos mais tarde, tomariam o poder com o governo Taliban. Entre as ações do grupo, por exemplo, estavam a de incendiar escolas e contar as gargantas das professores porque o governo soviético decidira formar classes mistas, com meninos e meninas - fato narrado pelo próprio Bin Laden ao repórter Robert Fisk. O The New York Times, de Londres, chamava o grupo de "lutadores da liberdade". Anos depois, os chamavam de "rebeldes" - contraditórios, não é!
Derrotada a URSS, a Casa Branca voltou-se contra Saddan Hussein, ainda com apoio de Bin Laden e companheiros. Em 1991, após encerrada a campanha, os EUA descumpriu a promessa e não retirou suas tropas da Arábia Saudita - onde ficam as cidades sagradas de Meca e Medina. Isso foi entendido como uma afronta à lei islâmica. Bin Laden, até então aliado e conselheiro do rei Fahd (aliado fiel dos EUA), foi expulso da Arábia Saudita e a criatura virou-se contra seu criador. Esse rompimento da aliança ocorreu durante a Guerra do Golfo. Osama passou de aliado a inimigo da presença estadunidense em território islâmico, em campanha pela libertação dos templos santos da presença de "infieis". Surgiu, então, a Al Qaeda (a base). Em fevereiro de 1993, o grupo promoveu o 1º atentado contra o império capitalista: explodiu um carro-bomba no subsolo do World Trade Center, matando seis pessoas. O mesmo local foi alvo do ataque em 2001.
E, diga-se de passagem, Bin Laden não foi o único ex-aliado dos EUA que se volta contra a potência: Saddan Hussein e Yasser Arafat também haviam sido parceiros antes da execração pública de sua imagem pelos "democratas e republicanos".
Bin Laden, com a Al Qaeda nas mãos - um grupo ideologicamente forte e armado até os dentes - pode difundir uma propaganda contrária à ocupação estadunidense no Oriente Médio e repudiando o apoio ao Estado de Israel:

"Os EUA querem ocupar nossos países, roubar nossos recursos, impor agentes para nos governar e depois querem que concordemos com tudo isso. Se nos recusamos a fazer isso, dizem que somos terroristas. Quando crianças palestinas jogam pedras contra a ocupação israelense, os Estados Unidos dizem que elas são terroristas. Mas quando Israel bombardeou o edifício das Nações Unidas no Líbano enquanto ele estava cheio de crianças e mulheres, os Estados Unidos interromperam qualquer plano para condenar Israel. Onde quer que olhemos, encontramos os Estados Unidos como líder do terrorismo e da criminalidade no mundo", disse à CNN em entrevista de 1997.

Comentários

  1. texto muito bom e informativo. está me ajudando muito com o meu trabalho parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Fico feliz em saber que estou ajudando de alguma forma. Esse é o objetivo do blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Texto fantástico!! Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  4. gente, muda esse site aqui pelo amor de deus, tá difícil de ler :( ainda bem que tenho mouse pra selecionar, porque poxa... só queria estudar :( acho que vou tirar 0... não há oq fazer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente a vontade... e com respeito, claro!

Postagens mais visitadas deste blog

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

     Antes de falar propriamente do conflito, vamos recordar que o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata não sobreviveu como unidade política ao fim do colonialismo espanhol. Com as independências americanas, nasceram, naquele espaço territorial após longos conflitos, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai.  Independências latino-americanas      A República Argentina surgiu depois de muitos vaivéns e guerras em  que se opunham os unitários e os federalistas. Os unitários defendiam um modelo de Estado centralizado, sob o comando da capital do antigo vice-reinado, Buenos Aires. Seus principais defensores eram os comerciantes da capital que, assim, poderiam assegurar o controle do comércio exterior argentino e apropriar-se das rendas provenientes dos impostos alfandegários sobre as importações. Já os federalistas  reuniam as elites regionais, os grandes proprietários, pequenos industriais e comerciantes mais voltados para o mercado interno. Defendiam o Estado descentrali

História do Rio Grande do Sul - Os Sete Povos das Missões

     Instrumento importante da Igreja na Contra-Reforma, a Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, em 1534 (oficializada pelo Papa Paulo III em 1540), com o objetivo de "recatolizar" as regiões convertidas ao protestantismo. Sua atuação na América foi marcante, mas estiveram, também, na Índia, China e Japão durante essa época. Na América Portuguesa, a atuação dos jesuítas iniciou-se em 1549 em Salvador - na América Espanhola iniciou em 1610.      Nem sempre os jesuítas eram eficazes em sua conversão dos nativos. Após uma conversão inicial, marcada pelo batismo, muitos guaranis retornavam às suas práticas indígenas não sendo fieis às práticas e costumes cristãos. As reduções, no entanto, serviram à Coroa portuguesa, pois o "adestramento" dos nativos facilitava o acesso de mão-de-obra barata e abundante aos paulistas que tinham grande dificuldade de fazer cativos indígenas. Como eram hábeis agricultores, os tupi-guaranis eram "de grande valor&qu