Passados os concursos, as férias e outras atividades, volto a postar aqui no blog com um post que achei perdido nos meus rascunhos antigos e não podia deixar de publicar...
Nesse ano, sem dúvida, postarei muitas informações sobre o Nazi-fascismo, tema sempre presente no ENEM, nos Vestibulares, nas conversas de bar, nas rodinhas de amigos... e sempre sai cada bobagem, cada equívoco que conduz a erro na hora da prova. Então, tentarei trazer muito sobre o assunto ao longo do ano.
Muitos dizem que Hitler é o grande vilão da História. Eu não acredito que a História tenha mocinhos e vilões. Claro que os atos cometidos durante seu governo são abomináveis, mas só é possível entender e estudar Hitler como fruto de seu tempo.
A Europa vinha de um grande guerra (a 1ª Guerra Mundial) que deixou milhões de mortos e feridos, além de espalhar a destruição material pelo continente.
A Europa precisava de ajuda para a sua reconstrução e Hitler, na Alemanha, surgiu como a esperança de prosperidade em meio ao caos. Foi aí que o nazismo conseguiu seu espaço.
Os alemães aderiram ao projeto nazi-fascista. Mas não só eles! Lembrem que, no mesmo período, a Itália estava sob o regime fascista de Benito Mussolini, a Espanha com Francisco Franco, Portugal com Antonio Salazar... enfim, a Europa em geral assumiu o projeto trazido pelo fascismo.
Mas, voltemos ao caso alemão...
Adolf Hitler assumiu com um discurso anticomunista, antiliberal e antidemocrático fechado dentro do território nacional.
Para que tal projeto fosse aceito pelo povo alemão, Hitler soube muito bem utilizar-se da propaganda e da educação - por isso, os principais alvos da propaganda nazista eram os jovens que eram instigados a colaborar com o regime fascista.
E sempre tem que haver um culpado para situação... o escolhido da vez, adivinhem, os judeus - eterno bode expiatório. Mas não só os judeus. Comunistas, ciganos, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, homossexuais... enfim, todo aquele que não representasse o ideal de uma raça pura.
Bom, não me alongarei por enquanto pois precisamos aprofundar diversos pontos para esclarecer equívocos recorrentes e imprecisões históricas sempre perigosas. Por enquanto, convido todos a acessar dezenas de fotos (coloridas!) da Alemanha nazista. Um excelente exercício pois já desmistifica muitas lendas do nosso imaginário, como a foto ao lado na qual o Führer aparece numa situação menos sisuda do que aquela a que estamos acostumados e, vejam só, parecendo o Justin Bieber sendo atacado pelas fãs. É... a aprovação de Hitler pelo povo alemão sempre foi grande (aliás, ainda hoje há uma boa parte da população que defende as medidas do ditador)! Mas falaremos sobre isso mais adiante...
Porém, não deixem de acessar as fotos, vale muito a pena! Para acessar, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!