A chama da Insurreição Pernambucana permaneceu acesa mesmo após a repressão ao movimento e, somado ao autoritarismo de Dom Pedro I, suscitou uma nova revolta em Pernambuco que tem uma forte tradição contestatória.
No Primeiro Reinado, Dom Pedro I vai mostrando-se cada vez mais autoritário, culminando com a outorga da Constituição de 1824. Assim, podemos dizer que as causas da revolta de 1824 foram as medidas autoritárias do Imperador:
- dissolução da Assembleia Constituinte;
- Constituição de 1824 outorgada;
- poder moderador que permitia poderes quase absolutos ao imperador;
- a impossibilidade de eleger governadores, que assumiam o posto por indicação de D. Pedro I.
A Confederação do Equador foi mais uma revolta pernambucana de caráter republicano e, agora, de cunho separatista e federalista. A revolta foi chefiado pelo Frei Caneca que agregou uma nova Junta governativa que exigia um outro governador, diferente do que fora indicado pelo Imperador.
Mas, as revoltas pernambucanas não seriam mais tolerados pelos donos do poder. A repressão foi imediata (antes que fosse tarde) e culminou com o fuzilamento do Frei Caneca e o enforcamento dos demais líderes.
Quais são as influencias da confederação do equador nos dias atuais?
ResponderExcluirPoderíamos dizer que a influência da Confederação do Equador atualmente está relacionado ao seu caráter contestatório - tão ausente na sociedade atual. Graças a essa e outras revoltas, o autoritarismo do Imperador foi questionado. Isso pode ter contribuído pouco já que ele permaneceu no poder até 1831, mas certamente fez os "donos do poder" notarem o grau de insatisfação popular com suas medidas. Deveríamos fazer mais isso hoje, por outros meios! Grande abraço e desculpe a demora na resposta. Só vi teu comentário hoje...
Excluir