Pular para o conteúdo principal

51 anos do golpe de 1964 - Luiz Eurico Tejera Lisboa


     Parece absurdo mas, após 51 anos do golpe de Estado que depôs Jango e deu início ao período mais violento da história do Brasil, há pessoas indo às ruas e pedindo a volta da ditadura! Precisam de mais aulas de História, galera! Isso sim! 

     Bom, não vou aqui retomar o quanto a ditadura foi traumática no campo social, político, econômico, estratégico... Aproveitando a leva de postagens sobre o Rio Grande do Sul, falarei um pouco sobre um dos mortos pela ditadura iniciada em 1964 cuja trajetória tem forte ligação com o RS e cuja viúva é uma das maiores militantes pelas lutas dos familiares dos mortos e desaparecidos políticos da ditadura. Falarei de Luiz Eurico Tejera Lisboa, por memória, verdade e justiça!

     Luiz Eurico, Ico como era conhecido, era catarinense mas foi em Porto Alegre que iniciou sua militância política como líder da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, entre 1967-68. Ico era estudante do Colégio Julinho, uma das maiores escolas de Porto Alegre. Foi lá que ele se enamorou por Suzana com quem casou-se. Na época, a patrulha dos milicos intervinha na escola. No portão, impediam a entrada das moças de minissaia e dos rapazes de cabelos compridos - mas tinham uma máquina a postos para quem quisesse raspar a cabeça "voluntariamente". Ico dirigia o Grêmio Estudantil da escola e foi processado pela Lei de Segurança Nacional e passou a viver na clandestinidade. Passou por São Paulo, viajou a Cuba e retornou ao Brasil em 1971 na tentativa de reorganizar a Aliança Libertadora Nacional (ALN) em Porto Alegre. FOi preso e desaparecido pelos militares no início de setembro de 1972. Morreu sob tortura aos 24 anos de idade.
Foto de Ico com a esposa e a mãe em 1967. Ao lado, foto de 2012, no mesmo local, com a esposa e a mãe. Ico não estava mais ali. Os sorrisos também não...
    Suzana, sua esposa, começou a buscá-lo desde então. Localizou o corpo de seu esposo anos depois numa vala clandestina do cemitério de Perus - SP, onde desaparecidos políticos haviam sido enterrados como indigentes. Registrado com um nome falso, o corpo foi identificado e Ico foi o primeiro desaparecido político a ter o corpo localizado. 

     Ico era conhecido como "poeta guerrilheiro" pois escrevera diversos poemas. O mais famoso é aquele cujo trecho segue na imagem abaixo. O dom é de família. Ico é irmão do compositor e cantor gaúcho Nei Lisboa.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

     Suzana Lisboa, em entrevista ao Sul21, em 2013, falou sobre a dor de conviver com o desaparecimento: “Para mim, quando ficou provada a morte dele, foi o começo e o fim de um caminho. Do ponto de vista da emoção, eu tinha certeza que ele estava morto, mas é diferente quando descobri, quando achei um inquérito com o nome falso dele. Essa certeza íntima é fundamental. Já é difícil conviver com a morte, com a quase morte, então, é insuportável”. 

     Sobre o discurso comum de ex-agentes da repressão dizendo que é melhor deixar o passado como está, Nei Lisboa, irmão de Ico, comentou na mesma entrevista: “Quando dizem ‘não vamos remexer as feridas do passado’, estão falando de que feridas? Nós é que temos feridas, e queremos saber. Mas o caso específico do Luiz Eurico não é o mais importante. Não é um gesto pessoalizado, quero crer que não seja. Em nome dele, quero saber o nome de todos. A nossa ditadura conseguiu deixar como legado um silêncio primoroso”.

     É isso que queremos de volta? Eu não quero!

     Encerro com um dos poemas de Luiz Eurico:


É HORA
Há guerreiros da pena
Há guerreiros da espada
Há os homens que dão um braço
Pelo fragor da batalha
Eu
Sou poeta da revolução
A minha pena é uma espada
E o meu canto
Se eu canto
É um canto de guerra
Guerreiros
A verdadeira vitória
Está na justeza da luta
Colocai-vos na liça!
A grande batalha já se desenrola
E ninguém lhe está indiferente
Quem cala, compactua
Quem baixa as armas
Aceita a opressão
Fortalece os tiranos
Escrito em 07.06.1967

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

     Antes de falar propriamente do conflito, vamos recordar que o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata não sobreviveu como unidade política ao fim do colonialismo espanhol. Com as independências americanas, nasceram, naquele espaço territorial após longos conflitos, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai.  Independências latino-americanas      A República Argentina surgiu depois de muitos vaivéns e guerras em  que se opunham os unitários e os federalistas. Os unitários defendiam um modelo de Estado centralizado, sob o comando da capital do antigo vice-reinado, Buenos Aires. Seus principais defensores eram os comerciantes da capital que, assim, poderiam assegurar o controle do comércio exterior argentino e apropriar-se das rendas provenientes dos impostos alfandegários sobre as importações. Já os federalistas  reuniam as elites regionais, os grandes proprietários, pequenos industriais e comerciantes mais voltados para o mercado interno. Defendiam o Estado descentrali

História do Rio Grande do Sul - Os Sete Povos das Missões

     Instrumento importante da Igreja na Contra-Reforma, a Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, em 1534 (oficializada pelo Papa Paulo III em 1540), com o objetivo de "recatolizar" as regiões convertidas ao protestantismo. Sua atuação na América foi marcante, mas estiveram, também, na Índia, China e Japão durante essa época. Na América Portuguesa, a atuação dos jesuítas iniciou-se em 1549 em Salvador - na América Espanhola iniciou em 1610.      Nem sempre os jesuítas eram eficazes em sua conversão dos nativos. Após uma conversão inicial, marcada pelo batismo, muitos guaranis retornavam às suas práticas indígenas não sendo fieis às práticas e costumes cristãos. As reduções, no entanto, serviram à Coroa portuguesa, pois o "adestramento" dos nativos facilitava o acesso de mão-de-obra barata e abundante aos paulistas que tinham grande dificuldade de fazer cativos indígenas. Como eram hábeis agricultores, os tupi-guaranis eram "de grande valor&qu