É importante acompanhar o que acontece na China, afinal de contas, o que acontece por lá interfere na vida de grande parte da população do globo pois 1/6 da humanidade vive lá. Além disso, há a previsão de que a economia chinesa ultrapasse o poderio econômico estadunidense em uma década. Bem, como na História não cabem previsões, vamos aos fatos... Ah, e atentem para o mapa mundi e a localização do país pois não dá para ir ao Vestibular sem saber onde fica a China!
China passa Japão e é 2ª maior economia mundial
A economia chinesa segue em expansão acelerada (e isso não é de hoje...). De acordo com dados oficiais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão em 2010 ficou em US$ 5,474 trilhões. Já a China fechou o ano com um acumulado de US$ 5,8786 trilhões.
A queda nas exportações e no consumo interno, desencadeada pela crise econômica mundial dos últimos anos, prejudicou o desempenho do Japão. Já a China teve um excelente desempenho no setor manufatureiro.
O Japão ocupou o posto de segunda maior economia do mundo por mais de 40 anos mas, com o recúo do PIB de 2010 perdeu a vice-liderança para a China. Para não deixar dúvidas, vale lembrar que a 1ª maior economia (ainda) é os EUA.
Mas o Japão não perde tanto assim com o crescimento chinês pois ambos são parceiros econômicos. Empresas de eletrônicos como a Sony e fabricantes de carros como Honda e Toyota ganham cada vez mais espaço no gigante mercado chinês (com seus 1,3 bilhões de habitantes).
O índice de crescimento da China gira em torno dos 10% há alguns anos. Se o ritmo continuar assim, analistas dizem que o país asiático tomará o posto dos Estados Unidos de líder mundial em aproximadamente uma década.
Mas mesmo com tanto vigor, a China ainda tem muito para melhorar. “A maioria dos chineses ainda é pobre e há mais pessoas vivendo no campo do que nas cidades”, lembra o consultor econômico Tom Miller. “Um japonês de classe média é muito mais rico que um chinês de classe média”, compara. Realmente, hoje, a renda per capita dos japoneses continua bem à frente, cerca de dez vezes maior que a dos chineses.
China torna-se a maior credora de países em desenvolvimento
A China bate recorde atrás de recorde. Com a economia em expansão, a China ultrapassou o Banco Mundial e tornou-se o maior credor de países em desenvolvimento.
Segundo reportagem publicada no jornal Financial Times, o Banco Chinês de Desenvolvimento e o Banco de Importação e Exportação Chinês emprestaram 110 bilhões de dólares a governos e empresas de países em desenvolvimento em 2009 e 2010. A soma ultrapassou os 100,3 bilhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial, entre meados de 2008 e meados de 2010, como resposta à crise financeira mundial. As condições oferecidas pelos chineses seriam mais favoráveis do que as do Banco Mundial, diz o Financial Times.
A China é a maior parceira comercial da Europa e as exportações chinesas para o continente europeu totalizaram 398 bilhões de dólares em 2010.
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!