Pular para o conteúdo principal

Notícias importantes sobre a CHINA



É importante acompanhar o que acontece na China, afinal de contas, o que acontece por lá interfere na vida de grande parte da população do globo pois 1/6 da humanidade vive lá. Além disso, há a previsão de que a economia chinesa ultrapasse o poderio econômico estadunidense em uma década. Bem, como na História não cabem previsões, vamos aos fatos... Ah, e atentem para o mapa mundi e a localização do país pois não dá para ir ao Vestibular sem saber onde fica a China!

China passa Japão e é 2ª maior economia mundial

A economia chinesa segue em expansão acelerada (e isso não é de hoje...). De acordo com dados oficiais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão em 2010 ficou em US$ 5,474 trilhões. Já a China fechou o ano com um acumulado de US$ 5,8786 trilhões.
A queda nas exportações e no consumo interno, desencadeada pela crise econômica mundial dos últimos anos, prejudicou o desempenho do Japão. Já a China teve um excelente desempenho no setor manufatureiro.
O Japão ocupou o posto de segunda maior economia do mundo por mais de 40 anos mas, com o recúo do PIB de 2010 perdeu a vice-liderança para a China. Para não deixar dúvidas, vale lembrar que a 1ª maior economia (ainda) é os EUA.
Mas o Japão não perde tanto assim com o crescimento chinês pois ambos são parceiros econômicos. Empresas de eletrônicos como a Sony e fabricantes de carros como Honda e Toyota ganham cada vez mais espaço no gigante mercado chinês (com seus 1,3 bilhões de habitantes).
O índice de crescimento da China gira em torno dos 10% há alguns anos. Se o ritmo continuar assim, analistas dizem que o país asiático tomará o posto dos Estados Unidos de líder mundial em aproximadamente uma década.
Mas mesmo com tanto vigor, a China ainda tem muito para melhorar. “A maioria dos chineses ainda é pobre e há mais pessoas vivendo no campo do que nas cidades”, lembra o consultor econômico Tom Miller. “Um japonês de classe média é muito mais rico que um chinês de classe média”, compara. Realmente, hoje, a renda per capita dos japoneses continua bem à frente, cerca de dez vezes maior que a dos chineses.


China torna-se a maior credora de países em desenvolvimento

A China bate recorde atrás de recorde. Com a economia em expansão, a China ultrapassou o Banco Mundial e tornou-se o maior credor de países em desenvolvimento.
Segundo reportagem publicada no jornal Financial Times, o Banco Chinês de Desenvolvimento e o Banco de Importação e Exportação Chinês emprestaram 110 bilhões de dólares a governos e empresas de países em desenvolvimento em 2009 e 2010. A soma ultrapassou os 100,3 bilhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial, entre meados de 2008 e meados de 2010, como resposta à crise financeira mundial. As condições oferecidas pelos chineses seriam mais favoráveis do que as do Banco Mundial, diz o Financial Times.
A China é a maior parceira comercial da Europa e as exportações chinesas para o continente europeu totalizaram 398 bilhões de dólares em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povoamento Inicial do Rio Grande do Sul: a Colonização Açoriana

Antes, um parêntese sobre o processo de apropriação de terras       As terras eram concedidas por meio de sesmarias e datas, que eram porções do território entregues pela Coroa aos súditos com a obrigação de povoar e cultivar a terra. Esse sistema, já vigente em Portugal desde 1375, foi estendido às colônias ultramarinas visando garantir o povoamento do território e a delimitação das fronteiras. Foi a partir de 1750 que ocorreu uma certa intensificação das concessões. Aqui no Continente de São Pedro (Rio Grande do Sul colonial) o povoamento geral intensificou-se após 1764. Foi nesse ano que o Cel. José Custódio de Sá e Faria assumiu o governo do Continente com árduas tarefas: estabelecer os açorianos, cumprir a entrega das concessões prometidas, controlar os índios, eliminar a escravidão indígena, capacitar as defesas (construção de fortins no rio Taquari) e fomentar a agricultura (incentivo ao cultivo de trigo e de linho-cânhamo). Devido à invasão espanhola à...

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a...

Guerra da Cisplatina

     Quem tem acompanhado a série de postagens sobre a história do Rio Grande do Sul já deve ter notado que é impossível entendê-la dissociada do contexto da Bacia do Prata. É inegável a ligação da região - que hoje equivalem ao Uruguai e a Argentina - à formação histórica do RS. O próprio personagem do gaúcho tradicionalista é um misto de argentino, uruguaio, índio, negro, português e espanhol - não necessariamente nessa ordem. Ou seja, o gaúcho é fruto de toda essa "mistura" cultural, social, étnica e política.      A situação já tumultuada da região ficou mais intensa após a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808. Com a família real no Brasil, a metrópole interiorizou-se na colônia, promovendo maior centralização do poder decisório e acentuou-se a atração exercida pela região da Cisplatina. Antes de mais nada, vamos comparar o território do Brasil de 1709 com o Brasil de 1821, nos mapas abaixo: 1709 ...