Pular para o conteúdo principal

Notícias importantes sobre a CHINA



É importante acompanhar o que acontece na China, afinal de contas, o que acontece por lá interfere na vida de grande parte da população do globo pois 1/6 da humanidade vive lá. Além disso, há a previsão de que a economia chinesa ultrapasse o poderio econômico estadunidense em uma década. Bem, como na História não cabem previsões, vamos aos fatos... Ah, e atentem para o mapa mundi e a localização do país pois não dá para ir ao Vestibular sem saber onde fica a China!

China passa Japão e é 2ª maior economia mundial

A economia chinesa segue em expansão acelerada (e isso não é de hoje...). De acordo com dados oficiais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão em 2010 ficou em US$ 5,474 trilhões. Já a China fechou o ano com um acumulado de US$ 5,8786 trilhões.
A queda nas exportações e no consumo interno, desencadeada pela crise econômica mundial dos últimos anos, prejudicou o desempenho do Japão. Já a China teve um excelente desempenho no setor manufatureiro.
O Japão ocupou o posto de segunda maior economia do mundo por mais de 40 anos mas, com o recúo do PIB de 2010 perdeu a vice-liderança para a China. Para não deixar dúvidas, vale lembrar que a 1ª maior economia (ainda) é os EUA.
Mas o Japão não perde tanto assim com o crescimento chinês pois ambos são parceiros econômicos. Empresas de eletrônicos como a Sony e fabricantes de carros como Honda e Toyota ganham cada vez mais espaço no gigante mercado chinês (com seus 1,3 bilhões de habitantes).
O índice de crescimento da China gira em torno dos 10% há alguns anos. Se o ritmo continuar assim, analistas dizem que o país asiático tomará o posto dos Estados Unidos de líder mundial em aproximadamente uma década.
Mas mesmo com tanto vigor, a China ainda tem muito para melhorar. “A maioria dos chineses ainda é pobre e há mais pessoas vivendo no campo do que nas cidades”, lembra o consultor econômico Tom Miller. “Um japonês de classe média é muito mais rico que um chinês de classe média”, compara. Realmente, hoje, a renda per capita dos japoneses continua bem à frente, cerca de dez vezes maior que a dos chineses.


China torna-se a maior credora de países em desenvolvimento

A China bate recorde atrás de recorde. Com a economia em expansão, a China ultrapassou o Banco Mundial e tornou-se o maior credor de países em desenvolvimento.
Segundo reportagem publicada no jornal Financial Times, o Banco Chinês de Desenvolvimento e o Banco de Importação e Exportação Chinês emprestaram 110 bilhões de dólares a governos e empresas de países em desenvolvimento em 2009 e 2010. A soma ultrapassou os 100,3 bilhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial, entre meados de 2008 e meados de 2010, como resposta à crise financeira mundial. As condições oferecidas pelos chineses seriam mais favoráveis do que as do Banco Mundial, diz o Financial Times.
A China é a maior parceira comercial da Europa e as exportações chinesas para o continente europeu totalizaram 398 bilhões de dólares em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Direita na Europa

Se a América Latina tem seguido o rumo a esquerda, a Europa vai à direita. É o que se tem observado com o crescimento dos partidos de direita no Velho Mundo. Em postagem recente, trabalhei os conceitos de esquerda e direita e, sim, eles existem hoje e são perceptíveis. É verdade que a direita na Europa tem procurado se "modernizar" para conquistar a maioria dos eleitores. E, com a crise econômica mundial de 2008, houve a consolidação dessa tendência de "direitização europeia". Isso já ocorreu na crise de 1929, quando os governos de direita ganharam força depois da crise com Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, por exemplo. Calma, isso não quer dizer que a Europa esteja a beira de u m novo nazismo. Não é para tanto! Mas a crise faz com que o eleitorado opte por governos tradicionais, conservadores, com os quais saibam que não haverá mudanças de rumos e tudo seguirá como está e talvez até melhore. De acordo com o escritor e jornalista Álvaro Vargas Llosa, "a

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

     Antes de falar propriamente do conflito, vamos recordar que o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata não sobreviveu como unidade política ao fim do colonialismo espanhol. Com as independências americanas, nasceram, naquele espaço territorial após longos conflitos, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai.  Independências latino-americanas      A República Argentina surgiu depois de muitos vaivéns e guerras em  que se opunham os unitários e os federalistas. Os unitários defendiam um modelo de Estado centralizado, sob o comando da capital do antigo vice-reinado, Buenos Aires. Seus principais defensores eram os comerciantes da capital que, assim, poderiam assegurar o controle do comércio exterior argentino e apropriar-se das rendas provenientes dos impostos alfandegários sobre as importações. Já os federalistas  reuniam as elites regionais, os grandes proprietários, pequenos industriais e comerciantes mais voltados para o mercado interno. Defendiam o Estado descentrali

História do Rio Grande do Sul - Os Sete Povos das Missões

     Instrumento importante da Igreja na Contra-Reforma, a Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, em 1534 (oficializada pelo Papa Paulo III em 1540), com o objetivo de "recatolizar" as regiões convertidas ao protestantismo. Sua atuação na América foi marcante, mas estiveram, também, na Índia, China e Japão durante essa época. Na América Portuguesa, a atuação dos jesuítas iniciou-se em 1549 em Salvador - na América Espanhola iniciou em 1610.      Nem sempre os jesuítas eram eficazes em sua conversão dos nativos. Após uma conversão inicial, marcada pelo batismo, muitos guaranis retornavam às suas práticas indígenas não sendo fieis às práticas e costumes cristãos. As reduções, no entanto, serviram à Coroa portuguesa, pois o "adestramento" dos nativos facilitava o acesso de mão-de-obra barata e abundante aos paulistas que tinham grande dificuldade de fazer cativos indígenas. Como eram hábeis agricultores, os tupi-guaranis eram "de grande valor&qu