A questão 3 do Vestibular UFRGS/2013 tratou da relação de suserania e vassalagem. Lembremos que tal relação ocorreu no modo-de-produção feudal existente em parte da Europa durante alguns séculos da História Medieval.
![]() |
Carlos Magno |
O enunciado da questão menciona o reinado de Carlos Magno, figura recorrente no Vestibular por ser um importante personagem do medievo. Carlos Magno esteve à frente do Reino dos Francos de 768 a 814 e foi em seu reinado que, após uma série de batalhas, seu reino conquistou máxima expansão. Na época, visando proteger os territórios da Igreja, o Papa Leão III, em 800, proclamou Carlos Magno imperador. Mas, atenção, é bom não confundir: Carlos Magno, embora tenha sido coroado imperador pelo Papa, não foi o primeiro a reinar sobre o Sacro Império Romano-Germânico, que só iniciou de fato em 962 após a coração de Oto I, bem depois da morte de Carlos Magno.
Voltando a Carlos Magno, ele governou de maneira muito pessoal e o seu reino estava dividido em condados, governados por condes que juravam obediência ao imperador e recebiam funções de administrador, juiz e chefe militar. Daí a questão da UFRGS citar que a instituição da vassalagem foi difundida desde o seu reinado.
Quando o sistema feudal atingiu seu apogeu, a Europa estava dividida em uma imensa quantidade de feudos espalhados por boa parte do continente. Esses feudos eram isolados uns dos outros, cada qual mantendo sua organização política e econômica e sob os mandos de um nobre (o senhor feudal). Existia um rei mas seu poder não estava muito acima do mando exercido pelo senhor feudal dentro de seu território, pois ficava inviável ao rei controlar os súditos espalhados em uma diversidade de feudos autônomos.
Geralmente, os alunos confundem a relação senhor-servo com a de suserania-vassalagem. Cuidado: a relação do senhor feudal com seu servo é uma relação vertical (de um "superior" com um "inferior), enquanto a relação do suserano com seu vassalo é uma relação horizontal (entre "iguais"). A vassalagem não era uma relação de submissão.
Vamos desenhar que fica mais fácil de entender:
Vamos desenhar que fica mais fácil de entender:
Portanto, o suserano era quem dava um lote de terra ao seu vassalo que, em troca, jurava-lhe fidelidade e apoio militar. O vassalo que tivesse recebido um lote de terra mais generoso poderia dividi-lo a outros, que seriam seus vassalos. É complexo mas um suserano poderia ter muitos vassalos e um vassalo poderia ser suserano de outros vassalos (aqueles a quem ele subdividiu seu lote).

Pois bem, vamos à questão:
Espero que, após leitura da postagem, todos cheguem direto à resposta B, que é a correta. Essa é uma questão fácil se o aluno tiver muito claro que vassalo e servo são conceitos totalmente diferentes. O vassalo é um nobre que está subordinado ao suserano. O servo é da camada mais pobre que presta serviços a um senhor, numa relação vertical dentro da pirâmide da sociedade.
Comentários
Postar um comentário
Comente a vontade... e com respeito, claro!